Livros Sobre TDAH

Princípios e Práticas em TDAH

Resultado da reunião de renomados profissionais de diversas regiões do país, sob a organização de Luis Augusto Rohde e Paulo Mattos, este livro apresenta um texto denso mas agradável, objetivando que o impacto do TDAH seja minimizado pela maior detecção dos casos e pelo encaminhamento adequado de propostas terapêuticas tendo por base a evidência científica.
 

Autores: Paulo Mattos e Luis Augusto Rohde
Editora: Artmed
Ano: 2002
Número de páginas: 236

 

TDAH ao longo da vida

Este livro detalha, por meio de uma abordagem multidisciplinar, os diferentes aspectos do transtorno de déficit de atenção, hiperatividade e suas modificações ao longo da vida.
 

Autores: Autores Diversos
Editora: Artmed
Ano: 2010
Número de páginas: 388

 

Transtorno de Déficit de Atenção / Hiperatividade - TDAH

De autoria do renomado especialista em TDAH Russel A. Barkley, Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade capacita os pais, os professores e os profissionais da saúde munindo-os com informações atualizadas, com a orientação de especialistas e com a confiança de que necessitam.

"Este não é apenas mais um livro. É um grande livro... Este livro tem algo a oferecer a qualquer pessoa envolvida com crianças portadoras de TDHA: pais, professores, psicólogos, médicos e familiares. Não vou emprestar este livro para pais (mas vou mostrá-lo), pois eles precisam adquiri-lo para que possam lê-lo e relê-lo."
 

Autor: Russel A. Barkley
Editora: Artmed
Ano: 2002
Número de páginas: 328

 

Um dia na vida de adulto com TDAH

Este é um guia excelente para adultos com TDA/H que estão procurando uma forma de entender seu transtorno e desenvolver estratégias práticas para melhorar suas vidas. O leitor irá saber o que esperar quando passa de uma avaliação de TDA/H e conhecerá os métodos que podem ser usados para tratar seus sintomas.
 

Autor: Vera Joffe
Editora: Lemos Editorial
Ano: 2005
Número de páginas: 79

 

TDA/TDAH: Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade

O livro exemplifica o comportamento de pessoas vítimas desse distúrbio, mostrando quais suas implicações no dia-a-dia das famílias, os problemas e também as soluções para os casos, que já contam com tratamentos eficazes. Um alento para os pais.

Por ter vivenciado a questão - Phelan possui um filho vítima do distúrbio - o autor consegue simplificar sua mensagem, ao mesmo tempo em que desmistifica e expõe o problema. Pelo que já foi estudado até então, o TDA/TDAH resulta de um funcionamento inadequado da área pré-frontal do cérebro.

O livro também esclarece que o fator hereditariedade pode estar intrinsecamente envolvido na questão
 

Autor: Thomas W. Phelan
Editora: Lemos Editorial
Ano: 2005
Número de páginas: 246

 

Terapia Cognitivo: Comportamento no TDAH - Manual do Paciente

"Dividido em 12 sessões de tratamento, este manual permite ao jovem que sofre do TDAH conhecer inúmeros aspectos de sua doença e aprender a lidar com suas conseqüências no seu dia-a-dia de uma forma menos desgastante. É um livro que deve ser recomendado a todo portador do TDAH e a seus familiares."

Fernando R. Asbahr Professor do Curso de Pós-Graduação do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP, Programa de Ansiedade na Infância e Adolescência (AMBULANSIA), Hospital das Clinicas/Faculdade de Medicina da USP
 

Autores: Paulo Knapp, Luis Augusto P. Rohde, Liesane Lyszkowski, Juliana Johannpeter
Editora: Artmed
Ano: 2002
Número de páginas: 144

 

Terapia Cognitivo: Comportamental no TDAH - Manual do Terapeuta

"A seriedade e o sólido embasamento científico, a partir de um consistente conhecimento de nossa realidade, emprestam a este livro a condição de um olhar cuidadoso aos milhões de crianças e adolescentes brasileiros vítimas do Déficit de Atenção/ Hiperatividade."
Maria Lúcrecia Zavaschi, Professora Adjunta de Psiquiatria da Infância e Adolescência da UFRGS e Psicanalista da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre

"É uma satisfação descobrir que os autores tiveram o cuidado de desenvolver um protocolo para terapeutas e para pacientes (... ) Acredito que isso certamente será uma contribuição destacada em protocolos baseados em evidências nos anos vindouros.
Bernard Rangé Professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Instituto de Psicologia, UFRJ
 

Autores: Paulo Knapp, Luis Augusto P. Rohde, Liesane Lyszkowski, Juliana Johannpeter
Editora: Artmed
Ano: 2002
Número de páginas: 144

 

No Mundo da Lua

Este livro trata de crianças, adolescentes e adultos que têm dificuldade de atenção. É comum dizer que eles vivem no mundo da lua, isto é, parecem estar sempre pensando em outra coisa quando se fala com eles, quando estão estudando ou lendo quando estão trabalhando, enfim, em uma grande variedade de situações. Aborda os sintomas do Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade e fornece algumas orientações para quem tem ou lida com este transtorno em Crianças, Adolescentes e Adultos.
 

Autor: Paulo Mattos
Editora: Casa Leitura Medica
Ano: 2008
Número de páginas: 167

 

Tendência á distração

Os médicos apresentam em um texto claro, informações sobre o pouco conhecido Distúrbio de Défict de Atenção, ou DDA. Os pesquisadores que também sofrem dessa síndrome, mostram que atitudes muitas vezes consideradas como desleixo e falta de atenção, tem razões químicas. Por meio das experiências de pacientes fazem um abrangente quadro clínico do DDA, que tem como principais características a impulsividade, a agitação e a desorganização.
 

Autor: Edward M. Hallowell e John Ratey
Editora: Rocco
Ano: 1997
Número de páginas: 356

 

 

O TDAH é comum?

Ele é o transtorno mais comum em crianças e adolescentes encaminhados para serviços especializados. Ele ocorre em 3 a 5% das crianças, em várias regiões diferentes do mundo em que já foi pesquisado. Em mais da metade dos casos o transtorno acompanha o indivíduo na vida adulta, embora os sintomas de inquietude sejam mais brandos. 

Existe mesmo o TDAH?

Sim, ele é reconhecido oficialmente por vários países e pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Em alguns países, como nos Estados Unidos, portadores de TDAH são protegidos pela lei quanto a receberem tratamento diferenciado na escola.

Contato

#FECHADOCOMOTDAH fechadocomotdah@gmail.com